agosto... de que ano?

28 DE MARÇO DE 2007

Abertura do Espaço Ventura Porfírio no Centro Cultural foi adiado para Agosto próximo

A inauguração do chamado “Espaço Ventura Porfírio” previsto para o Centro Cultural de Castelo de Vide (vd notícia anterior AQUI) e que deveria ser concretizada na Páscoa 2007 foi adiada para data a indicar, muito provavelmente 1 de Agosto próximo, a fim de proporcionar mais tempo para a sua preparação e programação.
Recorda-se que a Câmara Municipal de Castelo de Vide decidiu em Novembro passado a realização de uma exposição permanente com elementos do espólio de mestre Ventura Porfírio, incluindo também “coisas ligadas à sua vida e obra”.
A exposição ficará numa sala situada no primeiro andar daquele Centro Cultural, tendo o filho do artista viticastrense, José Luis Porfírio, assumido o compromisso e responsabilidade “da rotatividade das colecções a expor”.
A iniciativa concreta partiu do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, António Pita, que manifestou à família em carta pessoal o seu “descontentamento” em relação à posição assumida em Agosto passado de “recusa” de atribuição do nome de Ventura Porfirio a uma rua do Bairro da Boavista e sugeriu “se criasse então uma galeria de exposição permanente do acervo do Mestre”, “respeitando a vontade da família”.

Nessa sua carta, António Pita sublinhava então que com a referida recusa “Castelo de Vide de certa forma perdia a possibilidade de honrar e prestigiar a memória de um filho que muito contribuiu para o enriquecimento artístico e cultural” da sua terra. © NCV

Sem comentários:

Enviar um comentário