devulgassã - a pré páscoa: este ano sem melícias

Domingo de Ramos

Este dia de cariz essencialmente religioso, representa o início da Semana Santa. A Igreja comemora a entrada de Jesus em Jerusalém.

11.30h – Bênção dos Ramos na Igreja de S. João, procissão para a Matriz (representa, cinco dias antes da sua morte, a descida de Jesus do Monte das Oliveiras em direcção a Jerusalém. O povo esperou por Ele com os seus mantos e ramos de árvores)
12.00h – Missa na Matriz
16.00h – Procissão dos Passos (esta encenação dramática do julgamento, condenação e morte de Jesus sai da Matriz e vai pela Rua de Santa Maria de Baixo, Rua da Costa, Rua de São Pedro, Largo da Misericórdia, Carreira de Baixo, Fundação e Calvário)
21.00h – Procissão do Calvário para a Matriz (é transportado o Senhor Morto no esquife, do Calvário para Matriz)

Além destas celebrações religiosas, neste dia também se realiza a “Feira de Ramos”.

Circuito dos Passos

“Os Passos” são pequenos altares metidos nas paredes das casas situadas nas ruas percorridas pela Procissão dos Passos, desde a Matriz ao Calvário. Estes pequenos altares, que ao todo são seis por onde passa a procissão, representam as estações da “Via Sacra”. Durante este dia os “Passos” encontram-se abertos e ornamentados com flores e velas, geralmente existe uma pessoa responsável para a sua decoração.

  • “Passo” do Largo Capitão Salgueiro Maia
  • “Passo” da Rua da Costa
  • “Passo” da Aldeia
  • “Passo” da Volta de São João
  • “Passo” do Calvário
informação retirada daqui

Sem comentários:

Enviar um comentário