Retirada dos jarrões - uma opinião

Qualquer um pode decidir "enfeitar" a vila de Castelo de Vide ou outra qualquer como se da sua casa se tratasse?
Claro que não! Não basta ser Presidente de Junta ou Vereador para se sentir legitimado a cometer tais atentados.
Que diria Mestre Ventura Porfírio se assistisse a tal piroseira de decorarem o Jardim pequeno com vasos/jarrões de gosto duvidoso ao estilo "Maison" ( estilo que por razões sócio-culturais predomina no nosso país)?
Tais objectos são aberrantes e brigam com o busto do Mouzinho. A Sintra do Alentejo merecia mais respeito e não pode estar à mercê de pessoas pouco cultas, desprovidas de bom senso, sem saberem nada de estética , sem conhecimentos de História de Arte, etc., etc.
Então e a Câmara consente?Já há algum tempo foram colocados uns potes de barro que pouca vida tiveram no referido local.
O Montorinho foi assassinado com marcos de mármore e correntes de ferro austeras em nada a condizer com a beleza do fontanário e a roçar o estilo fúnebre de alguns talhões de cemitérios portugueses.
Para não falar da sala acabada de instalar. Só falta a TV ou o plasma.
Parece que há mais vasos espalhados pela vila... A tirar, tirem-nos todos e o responsável que pague um imposto autárquico por semelhante crime contra o bom gosto.
Cada vez mais penso que deveria de haver licenciaturas para autarcas, para homens e mulheres que exercem o poder local. Evitava-se estarmos a ser incomodados por gente tão ignorante e com pretensões...
Já agora quem autorizou a feitura de um canteiro de nabos no passeio mais acima do Bar da Vila? Trata-se de ocupação de espaço público.
Aproveite a autarquia e repare o erro, mandando retirar o dito cujo. Ou será que qualquer munícipe pode plantar um couval no passeio junto à sua porta?
Pelos vistos cada um faz o que quer...
E assim sobrevivem as localidades com este tipo de decisões muito pouco ponderadas de agentes do poder local muito mal preparadinhos...
Lembrem-se de uma fonte perto do Sr. Fernando Barrigas, bonita, sem dúvida, mas no sítio completamente errado, com uma envolvência esverdeada que se confunde e se perde com a cor do muro.
Mas, noutras eras, também se cometeram atentados : o D. Pedro V tinha um gradeamento que pateticamente ( ou melhor, abusivamente) alguém se lembrou de retirar. Fizeram-se passeios larguíssimos na Carreira de Baixo porque a taxa de natalidade castelovidense está em alta!!!

3 comentários:

  1. E os chorões do jardim pequenino? Porque os cortaram? Incomodavam alguém? Impediam a coscuvilhice das janelas? Realmente a minha terra já não parece a mesma e se é na diferença que nos distinguimos, porque fazem imitações? Porque não deixam a terra manter a sua traça original?

    ResponderEliminar
  2. Respondendo á questão em título...sim. Têm toda a legitimidade, pois para isso foram mandatados pela maioria absoluta que lhe demos em 2005.
    Não querem fazer um "referendo" para cada uma das simples decisões que têm que ser tomadas diáriamente, pois nâo ?

    ResponderEliminar
  3. por cada uma das decisões não. aliás, referendos só em último caso.
    mas não nos podemos manifestar contra as acções que nos parecem descabidas?
    sobretudo se foram feitas em modo última hora de campanha?
    mais, acha que mais alguma vez vai ver o vice-presidente e a nº 3 a plantar plantas num jardim?
    mau gosto e más acções.

    ResponderEliminar