destaque no e-cultura

PATRIMÓNIO

Fonte da Vila

Distrito: Portalegre
Concelho: Castelo de Vide

Fonte da Vila
Autor:CNC / Helena Serra
Património Classificado:SimClassificação:Imóvel de Interesse PúblicoProtecção Jurídica :Decreto N.º 39175 de 17-4-1953 Z.E.P., D.G., 2ª Série, N.º 72 de 26-3-1960Tipologia Original:Arquitectura Civil - Elementos Singulares;Valor:Valor Arquitectónico;Uso Actual:FontanárioProprietário/Instituições Responsáveis:Câmara Municipal de Castelo de Vide
Descrição Histórica/Artística

A Fonte da Vila está localizada ao centro do Largo Dr. José Frederico Laranjo e é o ponto de partida do traçado urbano da vila. Daqui partem cinco ruas com destaque para a íngreme rua que leva até ao castelo onde se situava a Judiaria nos séculos XIV e XV.

Pensa-se que a construção da Fonte da Vila, tal como está hoje, remontará ao reinado de D. João III. Apesar de, no início do século XX, haver relatos da existência de esferas armilares na Fonte (hoje desaparecidas), a sua decoração evidencia um classicismo muito característico do reinado de D. João III.

Arquitectonicamente, a Fonte da Vila é um exemplar único em termos de proporção e simetria, cujas regras foram muito difundidas na primeira metade do século XVI. É rectangular e tem cobertura piramidal assente em seis colunas de mármore. Ao centro, asquatro bicas saem do bloco circular.

Destaque ainda para os brasões com as armas do concelho e um escudo com as "Armas de Portugal" em que as cinco quinas se apresentam em aspa.

Estado de Conservação:Bom
Morada:Largo Dr. José Frederico Laranjo

7320 CASTELO DE VIDE

Tel(s)
245 905 154


Fax
245 901 827


E-mail
sociocultural.cmcv@gmail.com


Web site
www.cm-castelo-vide.pt
Modo de Funcionamento:local público
Fonte de Informação:CNC / PatrimaticBibliografiaLOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. II, Lisboa, IPPAR, 1993.Data de Actualização:22-07-2009




2 comentários:

  1. Não tenho a certeza, mas acho que a fonte tinha na sua cobertura 4 bolas em mármore à alguns anos atrás.

    ResponderEliminar
  2. "Estado de Conservação: Bom"
    E ADULTERADA!
    (mas disso ninguém fala)

    ResponderEliminar