roteiro de Castelo de Vide segundo a CP

A Sintra do Alentejo

Propomos uma viagem pelas planícies do norte alentejano com destino à admirável vila medieval de Castelo de Vide. A Linha do Leste liga a estação de Abrantes à estação de Elvas, mas terá de sair antes, na estação de Torre das Vargens. Aqui, apanha-se o Ramal de Cáceres que faz a ligação a Castelo de Vide.

Observe pela janela a paisagem de contrastes do Parque Natural da Serra de São Mamede, povoado por carvalhais, sobreiros, azinheiras e oliveiras. No flanco da colina encontra-se Castelo de Vide, a “Sintra do Alentejo”.

Ao começar o passeio por esta atmosfera medieval, a primeira surpresa é o castelo envolvido pelo casario branco que se destaca na paisagem verde. Mas a maior surpresa esconde-se dentro da vila.

Entre pela porta da vila, erguida em 1327, para este lugar de doce nostalgia. Descubra os vários monumentos do passado, os vestígios arqueológicos e as vielas encantadoras deste conjunto classificado como Monumento Nacional.

Passeie ao acaso por uma das mais bem preservadas judiarias do país, por entre ruas e ruelas estreitas, sinuosas, inclinadas e de calçada irregular. Desfrute das calçadas floridas das ruas da Fonte, do Mercado, do Arçario, do Mestre Jorge e da Rua Nova.

As casas caiadas são ornamentadas por bonitas portas medievais com pequenos postigos, que se encontram pelas ruas da Fortaleza e do Arrabalde. A maioria dos arcos em ogiva datam do século XIV e XV.

No número 15 da Rua de Santo Amaro situa-se a casa onde, a 1 de Julho de 1944, nasceu Salgueiro Maia, um dos homens que mais contribuiu para a queda da ditadura em Portugal.

Na Praça D. Pedro V alinham-se edifícios com espectaculares frontarias de granito, no centro encontra-se a estátua do monarca que dá nome à praça. Foi D. Pedro V que ao visitar Castelo de Vide, a 7 de Outubro de 1861, apelidou a vila de “Sintra do Alentejo”.

Na mesma praça, no extremo Oeste, encontra-se a Igreja Matriz de Santa Maria da Devesa, datada de 1873, e considerada um dos maiores templos do Alentejo.

Foi em 1327, com a conclusão do castelo, que Vide passou a denominar-se Castelo de Vide.

A Fonte da Mealhada situa-se junto ao Parque 25 de Abril, tendo como cenário de fundo a Serra de S. Paulo. Das quatro bicas jorra a famosa água de Castelo de Vide, e reza a história que quem beber desta fonte, volta aqui para casar.

Ao entardecer, antes de partir, despeça-se da magia deste admirável lugar.

http://www.cp.pt/StaticFiles/Imagens/Fotografias/Passageiros/Viajar%20em%20Portugal/foto_reportagens/2009/sintra_do_alentejo/12_g.jpg
foto daqui

Sem comentários:

Enviar um comentário