dia de santo amaro

A igreja de Santo Amaro (também conhecida por igreja da misericórdia), que segundo o site da câmara é uma verdadeira jóia única da pureza do barroco no Alto Alentejo, representa hoje em dia um perigo real para quem tem de viver ali à volta, tal é o risco de derrocada. A era Tapadejo na provedoria da Santa Casa esqueceu este imóvel, deixando-o largos anos em total abandono. A única excepção foi um capricho do regedor mirim que resolveu "transplantar" a fonte da sacristia para o muro do parque João José da Luz, vulgo jardim grande. Foi este acto decidido unilateralmente, baseado nos seus académicos conhecimentos científicos de harmonia urbana (que também já nos deram pérolas como, por exemplo, a soft music à moda do pingo doce que sai daqueles pilaretes na praça D. Pedro V).

http://www.cm-castelo-vide.pt/fotos/igreja_s_amaro_misericordia_3.jpg
http://www.cm-castelo-vide.pt/fotos/igreja_s_amaro_misericordia_2.jpg
http://www.cm-castelo-vide.pt/fotos/igreja_s_amaro_misericordia.jpg
fotos daqui

Santo Amaro é um santo que viveu no século VI, nasceu em Roma de família senatorial, Amaro foi entregue aos cuidados de S. Bento, quando tinha apenas doze anos. Correspondeu tão bem à afeição e à solicitude do mestre, que foi em breve proposto como modelo aos outros religiosos. S. Gregório exoutou-o por se ter distinguido no amor da oração e do silêncio, e conta que, a exemplo de S. Pedro, foi recompensado da sua obediência caminhado sobre as águas. Foi o caso de um jovem chamado Plácido cair no açude de Subiano. S. Bento soube-o por revelação e, chamando Amaro, disse-lhe: “Irmão Amaro, vai depressa procurar Plácido, que está prestes a afogar-se”. Munido com a benção do mestre, o discípulo correu sobre a água a socorrer Plácido, a quem agarrou pelos cabelos e trouxe para a margem, não se apercebendo sequer Amaro de ter saído da terra firme. Quando deu pelo milagre, atribuiu-o aos méritos de S. Bento.
O curso da sua vida religiosa não desmentiu as promessas. Amaro cumpria tão bem o ideal monástico que todos passaram a considerar nele o perfeito herdeiro espíritual de S. Bento, o sucessor eventual dele. Segundo uma tradição, foi Amaro quem ficou a substituir S. Bento quando este se transferiu para Monte Cassino (Italia). E é-lhe aí atribuida ainda a implatação do instituto beneditino nas Gálias. Parece que veio a falecer pelo ano de 584.

texto daqui

2 comentários: