do correio: convívio dos nascidos em 1944

No livro de registo dos nascimentos do ano de 1944 existente na Conservatória do Registo Civil de Castelo de Vide constam 158 nascimentos. Passados que são 65 anos algumas pessoas a que correspondem esses registos e que, segundo o que consta nesse livro, nasceram nas residências dos seus pais em casas de sítios tão variados como o Monte da Casada ou a Tinhosa a rua Direita do Castelo ou a rua do Egipto, reuniram-se no Salão Jardim no passado dia 15 em festa convívio.

Antes de vermos a foto de família convido-vos a apreciar estas três um pouco mais antigas:

Duas das três meninas aqui retratadas, nasceram no ano de 1944, por sinal, fizeram parte da comissão que organizou o convívio que aqui damos notícia. Reparem na alegria de sentir a leveza de um vestido novo, e as carteirinhas, qual seria o seu conteúdo? De certeza que já continham as “feiras” dadas por um tio ou uma madrinha. Essas moedinhas, tão desejadas e agora tão bem guardadas, iriam de seguida ser permutadas por uma encantadora bugiganga, ou deliciosa guloseima, e ainda haviam de sobrar algumas para dar umas voltinhas no carrossel “Araújo”.É que era dia de feira de São Lourenço do ano de 1955.

Decerto reconhecem este moço, digo moço de forcados, que por volta dos anos sessenta, entusiasmou os aficionados de touradas à vara larga aqui na região, com o talento e a valentia das suas pegas. Já não se pega à barbela ou à corna de um novilho. Vimo-lo, anos mais tarde a pegar no volante de uma “carrinha” da Santa Casa da Misericórdia de C. Vide no serviço de apoio domiciliário, ajudando a distribuir refeições, cuidados e sobretudo, porque não dizê-lo, afectos.

Este combatente nasceu numa casa no sítio do Chabouco dos Cágados. Habituou-se na sua infância a subir às árvores para espreitar algum ninho de pássaros, ou ao cume de um cancharral para melhor poder guardar um rebanho. Chegado à savana africana no cumprimento do serviço militar, com o treino que já tinha, não teve qualquer dificuldade em trepar este ninho de térmitas Que fotografia de belo efeito que deve ter impressionado a sua… chamemos-lhe madrinha de guerra

Bom então agora vejam se conseguem identificar, na foto dos convivas tirada no passado dia 15, as meninas do lacinho na cabeça, o forcado e o combatente.


João A. Calha

Sem comentários:

Enviar um comentário