nas notícias: Jovem invisual conta a sua história - Helena Coelho surpreende em Castelo de Vide

A jovem, formada em Jornalismo e Comunicação pela Escola Superior de Educação foi convidada a dar uma palestra inserida nas comemorações do Bicentenário de Louis Braille (1805-2009) pela Câmara Municipal e Biblioteca de Castelo de Vide intitulada de "A vida de uma jovem invisual: perspectivas".

A vereadora Ana Magro iniciou a sessão com um agradecimento aos presentes, em especial à jovem e à sua família. De seguida, e para abrir o apetite para o que se iria passar a seguir, Patrícia Azevedo, uma amiga da jovem, começou por caracterizar Helena Coelho como "uma jovem lutadora, corajosa, um pouco introvertida. Relatou ainda que "ao longo dos quatro anos que estudámos juntas fui aprendendo a lidar com a Helena. Para mim ela é um exemplo. É das minhas melhores amigas. Sei da condição dela, mas para mim ela é igual às outras pessoas. Só que tem uma limitação. Não a descriminei, nem a desvalorizei. Sempre a tratei de igual para igual".

Posteriormente, Helena Coelho começou o seu discurso de forma desinibida e fluida. Começou a sua palestra desde a sua infância, passando pela adolescência, terminando nos dias hoje e abrindo as portas para o futuro que deseja. Traçou o seu percurso de vida, os obstáculos que ultrapassou e perspectivas numa palestra mágica.

No decorrer da sessão estava a ser projectado o texto e fotografias da jovem para que todos pudessem ficar a conhecê-la um pouco melhor.



Terminada a sessão houve espaço para as perguntas. Em geral prenderam-se com as dificuldades e naquilo que a Helena Coelho pensa ser uma mais valia para que se torne autónoma. Helena Coelho manifestou o desejo de querer um cão-guia e confessou não ter conhecimento dos equipamentos que existem para pessoas invisuais.

A vereadora Ana Magro mostrou-se muito contente. "Estou muito surpreendida". A palavra que mais se ouviu depois da sessão ter terminado foi "agigantou-se".

No final houve um lanche partilhado e todos os presentes congratularam a jovem.

Família atravessa grave crise financeira

Na palestra ficou patente a emoção, quer da família, quer dos amigos da jovem. No entanto, e na presença da vereadora Ana Magro, foi revelado que esta família atravessa uma grave crise financeira e que, mesmo em termos de alimentação, está a ter dificuldades.

A vereadora e a jovem anunciaram aos presentes que em Agosto será iniciado um Estágio Profissional na Câmara Municipal de Castelo de Vide. Para além disto, ficou no ar, e vão reunir-se esforços no sentido de a jovem conseguir um cão-guia e editar um livro, visto que ao longo da sua vida foi escrevendo, tendo por isso um vasto espólio de textos.

fonte nova

6 comentários:

  1. Esta gente está sempre em campanha! ou: Como transformar um acto de coragem numa imitação barata do programa da Fátima Lopes.
    Ana Júlia, Ana Júlia, no que tu te tornaste...

    ResponderEliminar
  2. Numa autêntica "Dragon Queen"! livra... que tá cada vez mais feia!

    ResponderEliminar
  3. keridas, agora que se vive sem os rendimentos do marido acabaram-se as massagens, as roupas de marca, o ouro...todas as mordomias!
    mas fazer campanha com uma familia!!??estamos mesmo em castelo vide...vergonhoso!?mas é verdade que estao a viver com dificuldades?

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  5. Promessas!
    Em tempo de pré-campanha.

    ResponderEliminar
  6. O nosso municipio ao longo de vários mandatos de presidentes ora do PS ou do PSD sempre trataram "bem" os deficientes.
    Todos prometeram tudo e mais alguma coisa.
    Só que a realidade é outra.
    Deficientes nesta câmara de Castelo de Vide não passam de "coitadinhos".
    Lugares no quadro são para os "afilhados".
    Os deficientes apesar de serem apoiados à sua contratação para um emprego estável tem de se contentar com uns contratos de trabalho que a qualquer momento podem não ser renovados.
    Senhores políticos vocês gozam com os deficientes.
    Tenham vergonha na cara.

    ResponderEliminar