cá um bêjinhe, juã báiã!

A emissão em directo da praça D. Pedro V. do programa da RTP1, "Portugal no Coração", no passado dia 31, dava para estarmos aqui horas seguidas a destilar veneno pela internet a dentro.
As declarações da maioria dos intervenientes locais, sobretudo do cónego gagá e da directora do rancho, enchem-nos de vergonha pela falta de eloquência e precisão factual.
Assim mesmo, acreditamos que mais vale esquecer este episódio triste e fingir que não se perdeu ali uma estupenda oportunidade de promoção gratuita, em vez de a estarmos aqui a caricaturar, a bem da não perpetuação do estereótipo de portugueses do interior que essas figuras tão bem ilustram.
É assim que se esmiuça o turismo.

8 comentários:

  1. Quantas pessoas morrem antes de terem dado a volta a si mesmas...!
    Que vergonha de blog...é o mal desta vila!
    A inteligência falta e por sua vez actua a capacidade de censura...

    ResponderEliminar
  2. isso é tudo muito bonito, mas muito generalizado.
    explique lá qual é a vergonha.
    e já agora contraponha com a sua opinião sobre o assunto em título.
    obrigado pela visita, volte sempre.

    ResponderEliminar
  3. A vergonha consiste no tipo de censuras que usam para rebaixar cada vez mais a vila…não é uma forma inteligente.
    Afinal, não são só as pessoas com pouca cultura que se preocupam com o que não lhes diz “respeito”, são também aquelas um pouco mais cultas (digamos assim) com capacidade para criar um blog caricato como este, onde a critica reina.
    Refiro-me ao blog no geral não propriamente a este tema.

    Viva a critica!! Baixa inteligência…!!!

    ResponderEliminar
  4. Se a vila está como está, de certeza que não é por causa deste blog ou de outros parecidos.

    A partir do momento, em que quase tudo o que se faz nesta vila, é porcaria debitada de duas ou três mentes iluminadas, torna-se difícil escrever qualquer coisa que não seja uma critica.

    Há coisas bem feitas??? É que agora não me estou a lembrar de nenhuma. Mas se as há, então perdeu uma grande oportunidade de as dizer. Valia mais isso, do que vir para aqui a distribuir moral gratuita.

    Obrigado e boa noite!

    ResponderEliminar
  5. Ao primeiro anónimo,

    1º:obrigada pela visita;
    2º:onde foi ver daquela frase feita? "Quantas pessoas morrem antes de terem dado a volta a si mesmas...!". É bonita, cai bem em qq ocasião;
    3º:Considera ofensa à vila o que foi postado pelo meu caríssimo colaborador? Pois bem, temo que não consiga deslindar as reais censuras que se usam para rebaixar a vila.
    4º:Convido-o(a) a fazer um raciocício dedutivo assim à moda da Filosofia...
    "Este blog é vergonhoso.
    Eu visito este blog.
    Logo, eu sou..." Será?

    Nós temos capacidade para aceitar a sua crítica. Você? Tem capacidade para aceitar a nossa?

    Bem haja

    ResponderEliminar
  6. caríssimo anónimo,

    - explique-me, por favor, o que é que não me diz respeito.
    - caricato, tendo em conta o seu tom provocatório, vou tomar como um elogio e, ao contrário do que me parece que queria de reacção, agradecer-lhe.
    - censura: é o oposto do que fazemos aqui. não censuramos comentários, editamo-los.
    - rebaixar a vila, infelizmente, vai sendo cada vez mais fácil. mas repare, o poder de um blogue é efémero. amanhã apaga-se e nunca mais ninguém se lembra de nós. o tipo de acções desmioladas e desprogramadas que têm acontecido na gestão da terra nas últimas décadas ficará para sempre, ou, até que os últimos viticastrenses abandonem a terra à procura de melhor, o que a continuar ao ritmo corrente, deve demorar, com sorte, mais uma década.
    - a padeiria da mari julha é um blogue aberto. mais, estamos SEMPRE receptivos a colaborações exteriores que publicaremos sem edição alguma desde que o conteúdo não seja ofensivo a título pessoal e gratuito. (o gagá do servo de deus aqui em cima não é gratuito: é uma constatação. e gagá é ser simpático.)
    - não falamos só mal (veja os nossos arquivos). o problema é que há muito pouco de qe falar bem.

    ResponderEliminar
  7. Ê CÁ GOSTE TANTE DA PADÊRIA DA MARI JULHA!
    Ê ACHE MUTE BEN QUE SE DIGA OS DEFÊTES DA VILEI DE CASTEL DE VEDE, PORQUE ÓDESPÔS TODES GOSTIM DE VER TUDE BONITE GRAÇAS AQUI AO BLOGUEI!
    DLDC

    ResponderEliminar