Conservação e Restauro

Ainda não faz sequer um ano que o departamento municipal de embelezamento urbano à italiana, o mesmo dos jarrões/cinzeiros barrocos, importou de Itália um descaracterizado bebedourozinho de latão verde para substituir um marco essencial da herança cultural comunitária da população de Castelo de Vide.
Segundo fontes oficiais, a Fonte do Vício estaria irremediavelmente estropiada. A sua substituição por uma réplica nunca foi hipótese, pura e simplesmente porque esse não era o gosto estético de quem manda.
À total revelia da vontade da população, que apenas foi confrontada com o facto consumado, foi feita mais uma obra da já mítica linha "a imitá u intíguë".
Faz em Julho um ano, mas ainda em Maio já está neste estado.



bunite, hã?

5 comentários:

  1. eles mandaram vir?entao e qd o carolina e a beata susana foram a italia ESCOLHER os candeeiros que vão das piscina até ao campo de futebol!?
    é só gente palerma nesta santa terra!

    ResponderEliminar
  2. este é mais um atentado à cultura, à tradição, usos e costumes da nossa terra, além de "trairem" os artistas locais, comprando no estrangeiro.... não há ninguém nessa terra que agite o povo em defesa dos valores patrimoniais?.... demitam o presidente e cª...

    ResponderEliminar
  3. lembram-se da história da capela da Srª da Penha?.... quantas vezes era erguida, outras tantas destruída até ficar onde "alguém" queria?... destruam o bebedouro tantas vezes quantas seja erguido, até ser reposto o original, que é bem mais bonito e típico....

    ResponderEliminar
  4. Logo no dia em que o colocaram um grupo de canalhada miúda partiu-lhe o puxador que obrigava o repuxo só a existir quando necessário...material de primeira qualidade!!!Hoje, por exemplo a meio da manhã não funcionava...e o seu aspecto (logo desde o ínicio) é de quem está na hora de ser substituído..

    ResponderEliminar
  5. Sem dúvida que este é um problema que nos aflige muito a todos...

    ResponderEliminar